segunda-feira, 22 de abril de 2013

Causas da descolonização



    A Guerra fria e a polarização entre EUA capitalismo e a URSS socialismo também contribuiu para o fim dos impérios coloniais. Cada uma das superpotências via na descolonização uma oportunidade de ampliar suas influências políticas e econômicas.

  Outro fator será o despertar do sentimento nacionalista na Ásia e na África,impulsionado pela decadência da Europa e pela Carta da ONU, que, em 1945, reconheceu o direito dos povos colonizados à autodeterminação. O ponto máximo do nacionalismo será a Conferência de Candunga (1955), ocorrida na Indonésia que estimulou as lutas pela independência.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O processo de descolonização é resultado, de um lado, do enfraquecimento dos países europeus e, de outro, das lutas pela independência travadas pelos povos colonizados. Outros fatores contribuíram para esse processo. O desmoronamento do mito da superioridade dos brancos (europeus) sobre outros povos, principal fundamento ideológico da dominação colonial européia e a Declaração de Autodeterminação dos Povos, feita pela ONU, em 1942, também contribuíram, pois criou outra visão sobre as relações entre povos diferentes, determinando que nenhum povo poderia dominar e explorar outro. Outro fator importante foi a disputa por zonas de influência, travada entre EUA e a extinta URSS. Essa política fazia com que EUA e ex-URSS estimulassem movimentos de independência nas colônias européias para, depois, procurarem fazer com que os países independentes aderissem ou ao capitalismo ou ao socialismo. Esses fatores influenciaram o processo de descolonização, que mudou completamente a divisão geopolítica da África e da Ásia.

    ResponderExcluir