A
descolonização da Ásia
Quando
a guerra terminou e os países europeus tentaram retomar o controle sobre as
áreas invadidas, encontraram a resistência de grupos anti-coloniais
organizados, muitos dos quais já contando com o apoio de socialistas
soviéticos. Com isso, grande parte das colônias asiáticas conquistou sua
independência entre os anos de 1945 e 1954.
Além da distância do continente Europeu, já apresentavam impérios estabelecidos, com exércitos organizados, características que, de certa forma, dificultaram ações imperialistas. E com o fim da Segunda Guerra Mundial e o inicio das disputas entre EUA E URSS geraram condições para a expulsão dos imperialistas. Boas informações meninos.
ResponderExcluirFernanda Brasil
O processo de descolonização asiático contou com o apoio norte-americano e soviético. Isso é explicado pelo fato de que naquele momento desenrolava-se a Guerra Fria. Desse modo, ambos desejavam expandir suas áreas de influência do capitalismo e do socialismo, respectivamente, isso nos países que iriam emergir com a independência.
ResponderExcluirGabriel Santana
A descolonização da Ásia se deu logo após a Segunda Guerra Mundial, que enfraqueceu os países participantes, que ficaram sem recursos suficientes para manter suas colônias, tanto na África quanto na Ásia. Outro fator importante foi a desobediência civil na Índia, influenciada por um dos maiores líderes pacifistas do mundo, Mahatma Gandhi. Os indianos deixaram de pagar impostos à coroa inglesa e deixaram de cumprir suas obrigações para com a metrópole. Assim, venceram a Inglaterra pelo cansaço.
ResponderExcluirA independência da Indonésia
ResponderExcluirA Indonésia é formada por cerca de dezessete mil ilhas das quais seis mil são habitáveis, as que se destacam são Java e Sumatra. Desde o século XVII até 1941, o arquipélago esteve sob domínio holandês.
Em 1941, durante as ofensivas da Segunda Guerra, o Japão passou a dominar a Indonésia, o que levou à formação de um movimento nacionalista de resistência liderado por Alimed Sukarno.
Com a derrota japonesa, em 1945, o movimento de resistência proclama a independência do país, que não foi aceita pela Holanda, que iniciou uma tentativa de recolonização da Indonésia.
Sukarno, aglutinando os nacionalistas, lidera a guerrilha contra a Holanda que, em 1949, reconhece a independência da Indonésia.